Dani Nega por Sérgio Silva / Malu Magri por Julia Pessini.
O encontro virtual marca a estreia da Rede Xis e contará com workshops gratuitos e apresentações musicais dos artistas selecionados.
A fim de capacitar e promover o encontro de novos artistas da música com agentes de diferentes localidades e segmentos dentro do mercado musical, o projeto NAVE SONORA, uma iniciativa da recém inaugurada plataforma Rede Xis (XYS Music Network), realiza sua primeira edição de modo totalmente online entre os dias 13 e 16 de Abril, com inscrições gratuitas já liberadas – www.navesonora.com.br
Em um momento onde grande parte dos músicos e da cadeia musical está praticamente sem trabalho – uma vez que o mercado sobrevive expressivamente de shows realizados ao vivo -, a oportunidade de capacitação e geração de renda por meio de um evento online tem um significado moral que vai além de índices econômicos/financeiros. A NAVE SONORA é uma forma de fazer com que artistas iniciantes consigam manter seus trabalhos e profissionalizar-se independentemente do impacto negativo causado pela pandemia.
“A Nave Sonora é um evento de mentoria com workshops e apresentações musicais, mas que visa reunir mentores e artistas para mostrar como essas carreiras podem ser definidas – e um mês antes do evento, vamos colocar artistas e mentores juntos para desenvolver apresentações coletivamente”, diz Flávio “Scubi” de Abreu, idealizador e produtor executivo do evento.
“O evento foi pensando nesta situação de escassez no meio musical e sua ideia é oferecer aos artistas independentes mais ferramentas para gerir suas carreiras e metas profissionais, contando que toda equipe de produção está mais enxuta e com menos recursos neste sentido”, completa Amanda Desmonts, coordenadora de produção e comunicação do projeto.
“É muito importante que os mentores e os artistas possam trabalhar juntos não apenas em seus projetos, mas que possam trocar informações entre si para enriquecer suas apresentações”, conclui o jornalista Alexandre Matias, coordenador editorial e curador do evento.
Os três integram o corpo de mentores do projeto, cada um estrategicamente localizado em suas respectivas áreas de experiência – Scubi (gestão de carreira), Matias (direção artística) e Amanda (produção de campo). Além deles, o quadro de mentores da NAVE SONORA se completa com Nancy Silva (produção executiva), Anna Turra (produção e direção de palco) e Nath Birkholz (comunicação). Cada um destes nomes acompanhará um artista em específico, orientando-os durante a montagem de seus projetos.
Ao longo de cinco semanas, seis artistas pré-indicados pela comissão de mentores desenvolverão um espetáculo audiovisual – showcase – que será exibido como seus respectivos projetos finais. Durante o período de um pouco mais de um mês, a comissão curadora realizará workshops específicos em suas áreas de experiência, utilizando como estudo de caso as atrações selecionadas, ao mesmo tempo em que acompanhará o desenvolvimento deste show e todas as características de pré-produção aí envolvidas.
Sendo assim, a NAVE SONORA traz 6 workshops abertos ao público e 6 showcases destes novos e promissores nomes da música autoral nacional.
Yabba Tutti, MC do abc paulista fundadora do coletivo Guetto Mommys Posse, que visa a ascensão feminina e LGBTQIA+ dentro do reggae, ganhou no ano passado o concurso de novos talentos promovido pelo renomado sound system carioca Digitaldubs e tem os singles “Ouro e Diamante” e “É Nóis que Manda” circulando nas pistas. Mariana Zwarg, flautista, saxofonista, compositora e arranjadora, em 2020 lançou seu elogiado disco de estreia, “Nascentes”, com participações de Hermeto Pascoal e Itiberê Zwarg.
Pandemia e a música em rede.
NAVE SONORA é uma iniciativa da Rede Xis, que pretende se firmar como a maior plataforma de matchmaking do mercado da música no Brasil e, também, referência na indústria da economia criativa. Plataforma e evento nascem da larga experiência da Scubidu Music, produtora presente em mais de cem congressos, feiras e mercados culturais distribuídos em quatro continentes nos últimos 15 anos.
Quase um ano desde o início do isolamento social no Brasil devido à pandemia do novo Coronavírus, a Scubidu Music participou ativamente de diversos eventos que foram “digitalizados”, isto é, projetos que ocorreriam de maneira presencial, mas que tiveram de ser adaptados para o ambiente virtual.
Em um momento em que o ecossistema da música precisa estar em rede, a Rede Xis se compromete a ter um papel transformador. Sua primeira ação, a NAVE SONORA, quer estabelecer novos paradigmas para a apresentação de trabalhos artísticos, negociação nacional e internacional e resultados práticos em um evento totalmente digital e gratuito.
NAVE SONORA – de 13 a 16 de abril de 2021
Um evento da Rede Xis
Acesso: http://www.navesonora.com.br – totalmente online e gratuito
Inscrições: por CNPJ, apenas artistas podem se inscrever com CPF.
Programação:
-
Dia 1: Abertura/Workshops
-
Dia 2: Workshops
-
Dia 3: Workshops/Apresentações Musicais
-
Dia 4: Apresentações Musicais
O projeto é apresentado pelo Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa com produção da Rede Xis (XYS Music Network)