foto: Gabryel Matos
Espetáculo aborda um dos maiores dilemas de casal moderno: ter ou não filhos em um mundo em constante degradação.
São Paulo vai ganhar uma montagem inédita da premiada peça inglesa Pulmões, escrita por Duncan Macmillan. A versão brasileira é dirigida por Fernando Vilela, que também assina a direção de arte, e estrelada pelo casal de atores Raquel Bertani e Roberto Nardocci. As sessões acontecem de 28 de maio a 19 de junho, aos sábados e domingos, no Espaço Elevador.
Lançada em 2011, Pulmões recebeu o prêmio Off West End 2013 de Melhor Nova Peça. Em 2020, ganhou uma nova montagem com Claire Foy e Matt Smith, astros da série The Crown. A versão foi elogiada pela crítica e rendeu a Foy o prêmio de melhor atriz no WhatsOnStage Awards.
A peça acompanha um casal que enfrenta um dos maiores dilemas de quem leva uma vida a dois: ter ou não um filho. A decisão se torna ainda mais complexa diante dos problemas enfrentados pelo mundo, como aquecimento global, crises econômicas, instabilidade política e ansiedade geral, e os questionamentos que esses temas despertam nos dois.
Mesmo escrito há 11 anos, o texto é extremamente atual e reflete muitos dos anseios que a sociedade vive ainda em 2022, despertados durante a pandemia de Covid-19. Por conta dessa força e atualidade, Vilela levará aos palcos o texto integral de Macmillan.
“É um autor feroz, mas muito sensível ao seu tempo, que procura abrir debates e diálogos com os atravessamentos do mundo contemporâneo cheio de questões. São nesses impasses, sobre o futuro, sobre conseguir estar de pé, sobre aguentar e suportar, sobre superar, que suas obras se fortificam, se mostram ainda mais necessárias e atuais. Os textos de Duncan Macmillan fazem muito sentido com esse nosso ambiente de pós-pandemia, de crise, de incerteza. É no meio desse assombro, dessa ruptura que apontaremos um novo sentido. Há futuro”, diz Vilela.
Momentos de drama e tensão vividos pelos personagens, impactados por problemas da vivência em uma metrópole contemporânea, são mesclados com respiros de humor. “É uma montanha-russa, tem subidas, tem quedas, trechos mais longos, mais curtos. Um ensaio bem parecido com a vida”, avalia o diretor.
Ficha Técnica:
Dramaturgia: Duncan Macmillan. Direção: Fernando Vilela. Elenco: Raquel Bertani e Roberto Nardocci. Iluminação: Gabryel Matos. Direção de arte: Fernando Vilela. Produção executiva: Renata Reis.
Serviço:
Espetáculo Pulmões
Estreia dia 28 de maio, sábado, às 20h no Espaço Elevador.
Temporada: Sábados às 20h e domingos às 19h. Até 19 de junho.
Classificação: 16 anos.
Duração: 120 minutos.
Ingressos: R$60 e R$30
Espaço Elevador
Rua Treze de Maio, 222 – Bela Vista.
Informações 11 3477 7732.
Capacidade: 52 lugares.