Créditos: Ricardo Ribeiro
Já está disponível em todas as plataformas digitais a segunda parte do álbum de inéditas do grupo Menos É Mais. Batizado de “Plano Piloto EP2”, o projeto sai pela Som Livre e é a mais recente produção dos meninos de Brasília. O compilado vem com cinco faixas, sendo todas inéditas – ouça aqui. A música de trabalho “Pagando Mal com Mal” chega ainda com um clipe, disponibilizado no canal do grupo no YouTube. As demais canções também ganharão material audiovisual, que será disponibilizado posteriormente na plataforma de vídeos.
Ao contrário do EP1, gravado no Estádio Mané Garrincha e lançado em novembro do ano passado, o EP2 teve sua captação audiovisual em estúdio, mas nem por isso menos elaborada. Enquanto a primeira parte do projeto teve a estética inspirada nos monumentos da capital federal construídos pelo homem, a nova leva vem repleta de referências à fauna e à flora do cerrado brasileiro. Para o traje dos integrantes do grupo, por exemplo, a intenção da figurinista Camila Monteiro foi mostrar o outro lado de Brasília, o das belezas naturais, comumente deixado de lado no imaginário popular. Desta forma, a estética dos dois EPs funciona de forma complementar, uma vez que o grupo optou por levar dois aspectos diferentes da região para a produção.
Já com relação à cenografia dos EPs, o processo criativo teve como pontapé inicial o nome do projeto, “Plano Piloto”. O objetivo do cenógrafo Filipi Brito foi homenagear Brasília destacando nomes importantes da arquitetura local, como Oscar Niemeyer, Lúcio Costa, Burle Marx e Athos Bulcão. A partir disso, o grupo escolheu os principais elementos de Brasília – Congresso Nacional, Torre de TV Digital, Ponte Juscelino Kubitschek e a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida – e transformou no cenário dos dois EP’s.