O EP traz oito releituras feitas por artistas de diferentes gerações e conta ainda com a participação do cantor pernambucano.
Na última década, a obra do cantor e compositor pernambucano Di Melo foi redescoberta. O “imorrível”, um dos precursores do soul nacional, ganhou um documentário e lançou um sucessor para o seu celebrado disco de estreia – homônimo -, de 1975. Agora, artistas se propõem a dar um novo olhar para as canções dele no EP Podível e Impodível. A partir de 19 de fevereiro, sexta-feira, as faixas do trabalho chegarão aos aplicativos de streaming semanalmente. Cantora e compositora carioca apontada como um dos nomes em ascensão da nova geração, Julia Mestre inicia a série com uma versão para “Conformópolis”, que chega também com um videoclipe.
foto por Gabi Carrera.
Como uma boa entusiasta da musicalidade dos anos 70, Julia Mestre já tinha Di Melo (1957) como um de seus artistas favoritos. Quando convidada a integrar o projeto pela produtora Andrea Franco, a carioca teve a liberdade de escolher a faixa que mais se identificava. “Parei para ouvir com calma todas as letras e ‘Conformópolis’ me tocou profundamente. A letra dessa música é uma das minhas favoritas, acredito em cada vírgula, em cada palavra”, conta a artista.
O registro audiovisual que acompanha a faixa também é resultado direto dessa liberdade criativa e da identificação de Julia com a obra do cantor. “Assim que gravamos a música em estúdio, começaram a surgir imagens na minha cabeça. O arranjo me trouxe a lembrança de um balé mecânico. E daí quis ir a fundo nessa ideia para movimentar o videoclipe”, diz a cantora. O conceito parte de um estudo sobre teatro físico, contou com duas semanas de ensaio e dois dias de gravação em Laranjeiras, no Rio de Janeiro.
Esta não é a primeira vez que Julia Mestre reverencia a obra de um dos seus ícones. Em dezembro, ela engrandeceu a sua discografia com o EP Julia Mestre Canta Rita Lee. Lançado pelo selo FARO, o trabalho apresenta as versões da cantora para as músicas “Agora Só Falta Você” e “Papai Me Empresta o Carro” (ouça aqui).
O EP Podível e Impodível, com produção executiva da Xirê Eventos em parceria com o FARO, traz ainda a participação de Josyara, Yan Cloud, Dora Morelembaum, Felipe El, Theo Bial, Arthur Nogueira, além do próprio Di Melo.