Ret reafirma identidade no trap com faixa de trabalho e apresenta prévia do que está por vir no disco ‘Imaterial’ em março.
Filipe Ret libera o clipe de “F*F*M*”, primeiro single inédito de seu novo álbum, intitulado ‘Imaterial’, com lançamento marcado para março pela Som Livre. A faixa de trabalho reforça a identidade do artista no trap, que se solidifica em “Imaterial” e pode ser ouvida em todas as plataformas de música – ouça aqui . Com direção de Cauã Csik, o filme foi construído num conceito de metalinguagem, na qual o clipe conta a história do próprio clipe. O projeto é uma viagem sensorial que brinca com o mundo real e o mundo fantástico da arte. – assista aqui. Ainda nesta sexta, Filipe Ret faz uma live, às 20h10, no seu perfil de Instagram para repercutir o lançamento com o público.
O lançamento de “F*F*M*” também é uma resposta artística ao recente episódio no qual Ret recebeu voz de prisão por porte de cannabis. “A gente vive num país onde eu nem pude colocar explicitamente o nome da música (Fudendo Fumando Maconha). Apesar da grande velocidade de informação no mundo de hoje, o Brasil é um país atrasado ideologicamente. A função do artista é instigar novas realidades e gerar novos questionamentos. Falar sobre sexo e drogas ainda é um tabu, mas é uma realidade que temos que enfrentar sem demagogia”, comenta Ret sobre suas inspirações.
Após o lançamento bem-sucedido da trilogia de álbuns ‘Vivaz’ (2012), ‘Revel’ (2015) e ‘Audaz’ (2018), Filipe Ret promete mais um trabalho autoral de qualidade. O álbum ‘Imaterial’ será o quinto de sua carreira. O rapper aposta com mais intimidade na sonoridade do trap e segue com sua personalidade marcante presente nas melodias, mensagens e também no conceito audiovisual do projeto. Serão 8 faixas, sendo 6 inéditas. Os hits “Ilusão” e “Sessão de Descarrego”, feat com Dfideliz, que juntos somam mais de 60 milhões de visualizações no YouTube, integram o álbum.