SÃO PAULO

ONDE TUDO ACONTECE!

Mostra Amor ao Cinema reúne 52 filmes em dois eixos que celebram a linguagem e as transgressões no cinema.


Consolidada na programação cultural paulistana, a Mostra Amor ao Cinema chega à sua 4ª edição entre 9 e 26 de setembro, no CineSesc e, online, para todo o Brasil, pela plataforma Sesc Digital. A edição reúne 52filmes, entre clássicos e inéditos, organizados em dois eixos: Filmes sobre Cinema, dedicado aos bastidores da produção audiovisual e à cultura cinematográfica; e Filmes de Ruptura, que reúne obras que desafiaram convenções e exploraram novas possibilidades narrativas e estéticas. A programação inclui ainda o tradicional CineClubinho, a Sessão Comentada – Pornochanchada, com participação de Fernanda Pessoa, e algumas sessões especiais apresentadas.

A edição 2026 da Mostra coloca em diálogo diferentes gerações, linguagens e perspectivas do audiovisual. “Desde a primeira edição, em 2023, a curadoria investiga como os filmes refletem a própria linguagem cinematográfica, seja ao abordar o cinema como tema, seja ao romper convenções narrativas e estéticas. Nesta edição, ampliamos esse olhar para obras que desafiam formatos e perspectivas, entendendo que, se há amor ao cinema, é porque os filmes atravessam pessoas. Transgredir também é uma forma de preservar”, observa a equipe de curadores.

O evento abre no dia 9 de setembro, às 20h, no CineSesc, com A História dos Documentários: Introdução deMark Cousins, exibido com grande repercussão em Cannes e inédito no Brasil.  O diretor, conhecido por obras como A História do Cinema: Uma Nova Geração, também presente na programação da mostra, traça um amplo panorama da evolução do cinema documental, revisitando filmes fundamentais e resgatando obras pouco conhecidas. Ao longo do percurso, Cousins revela como o documentário se consolidou como uma importante ferramenta para observar, interpretar e compreender o mundo em que vivemos. A sessão é gratuita, com retirada de ingressos uma hora antes, sujeita à lotação.

No eixo Filmes sobre Cinema, a seleção reúne produções metalinguísticas que exploram a própria linguagem audiovisual para criar possibilidades narrativas ou questionar convenções estabelecidas. Entre os destaques estão Arquivo Vivo, de Vincent Carelli e Ana Carvalho; Os Diários de Ozu, de Daniel Raim; Filmar ou Morrer, de Lúcia Nagib; Para Vigo Me Voy, de Lírio Ferreira e Karen Harley; Milton Gonçalves, Além do Espetáculo, de Luiz Antonio Pilar; Cinéma Laika, de Veljko Vidak; e A Negação do Brasil de Joel Zito Araújo.

No campo da ficção, o recorte apresenta diferentes maneiras de pensar o cinema por dentro, a partir de personagens, processos e dispositivos. É o caso de  Ladrões de Cinema,deFernando Coni Campos, abordagem metalinguística e inventiva sobre o próprio fazer cinematográfico; Na Teia da Aranha, de Kim Jee-woon, que mergulha no caos de uma produção audiovisual;e Amador, deKrzysztof Kieslowski.

Completam a seleção  A Noite Já Está Partindo, de Ramiro Sonzini e Ezequiel Salinas, que acompanha a vida de um projecionista que transforma um cineclube em casa; Cinema, Aspirinas e Urubus, deMarcelo Gomes, Primavera para Hitler, deMel Brooks; Morte e Vida Madalena, de Guto Parente; The Watermelon Woman, deCheryl Dunye; A Divina Comédia, deAli AsgariWhite Snow, de  Praveen Morchhale; e Blow-Up – Depois Daquele Beijo, de Michelangelo Antonioni.

Já no eixo Filmes de Ruptura, o evento traz obras que, em diferentes momentos e contextos, desafiaram convenções narrativas, estéticas e sociais. Entre os destaques estão o surrealismo deNiki de Saint Phalle, em Um Sonho Mais Longo Que a Noite, e de Luis Buñuel, em Um Cão Andaluz e A Idade do Ouro, o registro político de Primárias, de Robert Drew; e a experimentação deClaire Denis em Desejo e Obsessãoe o marco do cinema africano A Garota Negra, de Ousmane Sembène.

O público verá clássicos que tensionam os limites da linguagem cinematográfica, como Quando Fala o Coração, deAlfred Hitchcock, Metrópolis, de Fritz Lang, e O Encouraçado Potemkinde Sergei Eisenstein, que será exibido em dois momentos, o primeiro, com a ambientação musical, inédita no Brasil, criada pela dupla britânica de synth-pop Pet Shop Boys, e o segundo com trilha sonora de 1976, desenvolvida com trechos das sinfonias de Dimitri Shostakovich. Completam o recorte títulos como Eles Vivem, de John Carpenter, que transforma a ficção científica em crítica ao consumismo; As Pequenas Margaridas, de Věra Chytilová; A Mulher Sem Cabeça, deLucrecia Martel; e Uma Mulher Sob Influência, de John Cassavetes.

O cinema brasileiro também ocupa lugar de destaque na seleção Filmes de Ruptura, com títulos que romperam padrões formais e abordaram questões de identidade, sociedade e representaçãoAlma no Olhode Zózimo Bulbul, articula corpo e mímica para refletir sobre corporalidade e (r)existências negras no Brasil; e Limite deMario Peixotoconstrói uma narrativa marcada por flashbacks e pela fragmentação das histórias de três personagens à deriva.

O evento ainda presta uma homenagem ao aclamado cineasta underground norte-americano John Waters com a exibição de Polyester. A sessão reproduz a experiência criada para o lançamento original do filme, onde o público recebe uma cartela Odorama — semelhante a uma raspadinha — e é convidado a sentir diferentes aromas nos momentos indicados durante a projeção, proporcionando uma experiência sensorial única e divertida.

A quarta edição também homenageia o diretor Fernando Coni Campos com a exibição de Ladrões de Cinema, obra considerada uma das mais originais da cinematografia nacional por sua abordagem metalinguística e inventiva sobre o próprio fazer cinematográfico e do documentário Fernando Coni Campos: Cada Um Vive Como Sonha, de Luís Abramo e Pedro Rossi.

Entre as atrações especiais, a Sessão Comentada de Histórias que Nosso Cinema (Não) Contava, com a participação da diretora Fernanda Pessoa, em um panorama dedicado à pornochanchada, gênero que marcou uma importante fase da produção audiovisual brasileira e segue despertando debates sobre comportamento, censura e mercado cinematográfico.

As crianças também ganham espaço na Mostra com as sessões do tradicional CineClubinho, que reúne duas animações francesas. Em Maya, Me Dê um Título, o diretor Michel Gondry transforma as sugestões de sua filha em curtas-metragens que combinam imaginação, humor e delicadeza. Já Príncipes e Princesas, de Michel Ocelot, apresenta seis fábulas narradas por meio do teatro de sombras, em histórias que giram em torno de diferentes formas de amor.

PROGRAMAÇÃO AMOR AO CINEMA – 9 a 26 de setembro

PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL

ABERTURA

A HISTÓRIA DOS DOCUMENTÁRIOS: INTRODUÇÃO

Dir.: Mark Cousins. Reino Unido, 2026, 1h. (60’), documentário – 16 anos

Do criador de A História do Cinema: Uma Nova Geração e Women Make Film, Mark Cousins, chega à história definitiva do documentário. A obra acompanha a evolução do cinema documental ao longo do tempo, abrangendo obras fundamentais e tesouros pouco conhecidos, enquanto revela como essa forma cinematográfica nos ajuda a enxergar e compreender o mundo em que vivemos.

QUARTA, DIA 09/09, DAS 20H ÀS 22H.

Sessão antecedida de receptivo.

Ingresso: Sessão gratuita, retirada de ingressos 1h antes.

Filmes sobre Cinema

NA TEIA DA ARANHA

Dir.: Kim Jee-woon. Coreia do Sul, 2023, 2h15min. (135’), ficção – 14 anos

Após terminar seu novo filme, um diretor tem sonhos vívidos de um final alternativo. Convencido de que essas cenas criarão uma obra-prima, ele tenta agendar dois dias extras de filmagens, mas a produção se desenrola em caos.

QUINTA, DIA 10/09, DAS 15H ÀS 17H15.

Filmes de Ruptura

UM SONHO MAIS LONGO QUE A NOITE

Dir.: Niki De Saint Phalle. França, 1976, 1h35min. (95’), ficção – 18 anos

Conhecida por suas obras de arte de diferentes materiais e esculturas monumentais, Niki de Saint Phalle torna palpável o universo onírico de seu segundo filme. Formas coloridas de fibra de vidro, dragões que cospem fogo e falos de gesso povoam este conto surrealista sobre inocência e experiência.

QUINTA, DIA 10/09, DAS 18H ÀS 19H35.

Filmes sobre Cinema

ARQUIVO VIVO

Dir.: Vincent Carelli, Ana Carvalho. Brasil, 2026, 2h17min. (137’), documentário – Livre

Em 40 anos atuando junto a comunidades indígenas, o Vídeo nas Aldeias reuniu um acervo histórico para a memória dos povos originários no Brasil. O documentário revisita a origem do projeto, com a devolução desses registros às primeiras comunidades visitadas.

QUINTA, DIA 10/09, DAS 20H ÀS 22H17.

Filmes de Ruptura

A IDADE DO OURO + UM CÃO ANDALUZ 

Dir.: Luis Buñuel. França, 1930, 1h03min. (63’), ficção – 16 anos

A história surrealista de um homem e uma mulher completamente apaixonados um pelo outro, mas suas tentativas de consumar seu amor são frustradas por suas famílias, pela Igreja e pela sociedade burguesa.

CURTA METRAGEM – A IDADE DO OURO

Dir.: Luis Buñuel. França, 1929, 17min., ficção – 16 anos

Uma experiência surrealista de Luis Buñuel e Salvador Dalí, que busca explorar, através de cenas chocantes, o inconsciente humano.
Um filme do acervo da Cinémathèque Française.

SEXTA, DIA 11/09, DAS 15H ÀS 16H23.

Filmes de Ruptura

PRIMÁRIAS

Dir.: Robert Drew. EUA, 1960, 1h. (60’), documentário – Livre

Este documentário histórico acompanha o então senador John F. Kennedy em sua campanha contra Hubert Humphrey nas primárias democratas de 1960, capturando a presença carismática de JFK, as multidões frenéticas, o brilho calmo de Jackie Kennedy e o apelo populista de Humphrey. Primárias apresenta um vislumbre fascinante do começo da carreira de um dos líderes mais cativantes do mundo.

SEXTA, DIA 11/09, DAS 17H ÀS 18H.

Filmes de Ruptura

DESEJO E OBSESSÃO

Dir.: Claire Denis. França, Alemanha, Japão, Luxemburgo, 2001, 1h41min. (101’), ficção – 18 anos

Shane e June Brown são um casal americano em lua de mel em Paris, em um esforço para nutrir sua nova vida juntos, uma vida que se torna ainda mais complicada com as visitas misteriosas e frequentes de Shane em uma clínica médica onde novos estudos sobre a libido humana estão sendo realizados.

SEXTA, DIA 11/09, DAS 18H30 ÀS 20H11.

Filmes de Ruptura

POLYESTER

Dir.: John Waters. EUA, 1981, 1h26min. (86’), ficção – 14 anos

No subúrbio, uma dona de casa vê sua vida desmoronar: o marido mantém um negócio duvidoso às escondidas, os filhos se envolvem em escândalos e a rotina doméstica se torna um pesadelo. Em meio à crise familiar, ela tenta se agarrar à ideia de uma vida ideal ao se envolver com um homem aparentemente perfeito.   

SEXTA, DIA 11/09, DAS 21H ÀS 22H26.

Filmes sobre Cinema

OS DIÁRIOS DE OZU

Dir.: Daniel Raim. EUA, 2025, 2h20min. (140’), documentário – 12 anos

Documentário que explora a vida e obra do mestre japonês Yasujiro Ozu, a partir dos seus diários pessoais, cartas, fotografias, desenhos e filmes caseiros inéditos, revelando o homem por trás do cineasta. O filme traça a trajetória de Ozu desde os primórdios como cineasta até à sua transformação em poeta cinematográfico, passando pelas perdas pessoais e pelos traumas da guerra, que influenciaram os filmes como Era uma Vez em Tóquio (1953), Flor do Equinócio (1958) e Dia de Outono (1960). 

SÁBADO, DIA 12/09, DAS 15H ÀS 17H20.

SEGUNDA, DIA 21/09, DAS 17H ÀS 19H20

Filmes de Ruptura

QUANDO FALA O CORAÇÃO

Dir.: Alfred Hitchcock. EUA, 1945, 1h51min. (111’), ficção – 12 anos

A Dra. Constance Petersen trabalha como psicóloga em uma clínica para pessoas com transtornos mentais. O local está prestes a mudar de direção, com a substituição do Dr. Alexander Brulov pelo Dr. Anthony Edwards. Ao chegar, Edwards surpreende os médicos locais pela sua jovialidade e também por seu estranho comportamento. Logo Constance descobre que ele é na verdade um impostor, que perdeu a memória e não sabe quem é nem o que aconteceu com o verdadeiro médico.     

SÁBADO, DIA 12/09, DAS 18H ÀS 19H51.

Filmes de Ruptura

METRÓPOLIS

Dir.: Fritz Lang. Alemanha, 1927, 2h29min. (149’), ficção – Livre

Na cidade de Metrópolis, o filho de um magnata se apaixona por uma operária pobre. Obra-prima de Fritz Lang, o filme é um grande expoente do expressionismo alemão. 
METROPOLIS (1927), Ufa, Direção: Fritz Lang, Roteiro: Thea von Harbou, Fritz Lang

Um filme do acervo da Fundação Friedrich-Wilhelm-Murnau (em alemão: Friedrich-Wilhelm-Murnau-Stiftung) (www.murnau-stiftung.de), em Wiesbaden, Alemanha.

Desde 1966, a fundação dedica-se a preservar, proteger e tornar acessível uma parte significativa do patrimônio cultural e histórico-cinematográfico da Alemanha. Foi também responsável pela restauração aclamada internacionalmente — viabilizada por uma descoberta espetacular em Buenos Aires — que trouxe de volta ao público a versão original praticamente completa.

SÁBADO, DIA 12/09, DAS 20H30 ÀS 22H59.

Filmes sobre Cinema

AMADOR

Dir.: Krzysztof Kieslowski. Polônia, 1979, 1h52min. (112’), ficção – 18 anos

Operário de uma fábrica descobre sua paixão pelo cinema ao adquirir uma câmera de 8 mm. Passa a filmar tudo que o cerca, tornando-se o cronista oficial da empresa. Ao registrar um acidente de trabalho, é repreendido pelo censor político, descobrindo que nem tudo o que presenciava poderia ser mostrado. Amador é cinema sobre o cinema. É um filme que se fecha sobre si mesmo. Que acaba onde começa. Kieslowsky, escolhe uma temática simples, e aí, mostra toda sua genialidade e capacidade de contar histórias com sua profundidade ímpar. 

DOMINGO, DIA 13/09, DAS 17H ÀS 18H52.

Filmes de Ruptura

ELES VIVEM

Dir.: John Carpenter. EUA, Países Baixos, 1988, 1h34min. (94’), ficção – 14 anos

John Nada, um operário recém-chegado a Los Angeles, descobre um óculos especial, com o qual é possível ver uma realidade subliminar: os alienígenas controlam a humanidade a partir do consumismo. 

DOMINGO, DIA 13/09, DAS 19H30 ÀS 21H04.

Filmes sobre Cinema

MILTON GONÇALVES, ALÉM DO ESPETÁCULO

Dir.: Luiz Antonio Pilar. Brasil, 2025, 1h34min. (94’), documentário – 12 anos

Documentário sobre a vida e obra de um dos mais prolíficos artistas do país, Milton Gonçalves, ator e diretor com mais de 80 trabalhos na televisão, 70 obras no cinema e 30 produções no teatro. De clássicos como Macunaíma e O Beijo da Mulher Aranha a algumas das principais dramaturgias da televisão brasileira, como O Bem-Amado e Roque Santeiro, Milton rompeu barreiras impostas aos artistas negros e participou da história da televisão brasileira, da fundação do teatro contemporâneo e do cinema nacional, tornando-se uma das maiores referências de nossa arte.

SEGUNDA, DIA 14/09, DAS 18H ÀS 19H34.

Filmes sobre Cinema

LADRÕES DE CINEMA

Dir.: Fernando Coni Campos. Brasil, 1977, 2h07min. (127’), ficção – 14 anos

Durante o Carnaval, no Rio de Janeiro, uma equipe de cineastas norte-americanos tem seu material de filmagem roubado no bloco que eles estavam documentando. Os ladrões, do morro do Pavãozinho, resolvem eles mesmos fazer um filme, tendo a Inconfidência Mineira como tema. A população da comunidade adere à ideia com o mesmo espírito da preparação de uma escola de samba, com exceção de Silvério, que preferia vender o equipamento e dividir o dinheiro. A obra é realizada, mas a polícia recupera o material e prende os larápios. Os americanos, então, levam o filme para os Estados Unidos, lançando-o com o título Sweet Thieves, com sucesso de público e crítica.

SEGUNDA, DIA 14/09, DAS 20H ÀS 22H07.

Filmes sobre Cinema

PRIMAVERA PARA HITLER

Dir.: Mel Brooks. EUA, 1967, 1h28min. (88’), ficção – 16 anos

Max Bialystock é um produtor decadente da Broadway obrigado a ser romântico com idosas para financiar suas peças. Quando o tímido contador Leo Bloom é contratado para fazer sua contabilidade, ele revela sem querer que um produtor pode ganhar mais dinheiro com um fracasso do que com um sucesso.

TERÇA, DIA 15/09, DAS 18H ÀS 19H28.

Filmes sobre Cinema

A NEGAÇÃO DO BRASIL + ALMA NO OLHO

Dir.: Joel Zito Araújo. Brasil, 2000, 1h32min. (92’), cor, documentário – 12 anos

Tabus, preconceitos e estereótipos raciais são discutidos a partir da história das lutas dos atores negros pelo reconhecimento de sua importância na história da telenovela – o produto de maior audiência no horário nobre da TV brasileira. O filme analisa as influências das telenovelas nos processos de identidade étnica dos afro-brasileiros.

CURTA METRAGEM – ALMA NO OLHO

Dir.: Zózimo Bulbul. Brasil, 1973, 11min., ficção – 14 anos

Uma reflexão sobre a experiência da população negra no Brasil por meio da mímica e da linguagem corporal, com enfoque na origem africana, na colonização europeia e na libertação proporcionada pela identidade cultural.

TERÇA, DIA 15/09, DAS 20H ÀS 21H42.

Filmes sobre Cinema

PARA VIGO ME VOY 

Dir.: Lírio Ferreira, Karen Harley. Brasil, 2025, 1h39min. (99’), documentário – 14 anos

Documentário que mergulha na obra de Carlos Diegues, cineasta que retratou a história e o espírito do Brasil desde 1961. O longa navega entre os filmes dele e sua trajetória pessoal. Acompanhamos a evolução de seu cinema e de seu discurso, costurando esse diálogo com imagens inéditas da última filmagem de Diegues em Deus Ainda é Brasileiro, uma sessão de Bye Bye Brasil no Vidigal em que esteve presente e um grande encontro com artistas que foram companheiros de jornada. 

QUARTA, DIA 16/09, DAS 18H ÀS 19H39.
SÁBADO, DIA 19/09, DAS 19H ÀS 20H39.

Filmes sobre Cinema

A NOITE JÁ ESTÁ PARTINDO + ENTREVISTA COM FANTASMAS

Dir.: Ramiro Sonzini e Ezequiel Salinas. Argentina, 2025, 1h44min. (104’), documentário – 16 anos

Pelu, na casa dos trinta, é o humilde projecionista de um cineclube municipal. Diante da crise, ele precisa se tornar o vigia noturno do cinema e, com o tempo, o local se transforma em seu novo lar. Pouco a pouco, uma pequena comunidade começa a se formar dentro do cinema após o horário de fechamento. Ela é composta por um grupo de “laranjinhas” (flanelinhas) que dormem ali e, eventualmente, se tornam seus amigos mais próximos, junto com Vale, uma ex-colega de escola que usa o espaço para gravar vídeos para o OnlyFans.

CURTA METRAGEM – ENTREVISTA COM FANTASMAS

Dir.: LK. Brasil, 2026, 9min., ficção – 12 anos

Existe um cinema que não existe.  

Os ingressos da Mostra Amor ao Cinema estarão à venda a partir de 26/08, às 19h, nas bilheterias do Sesc São Paulo, aplicativo Credencial Sesc e site centralrelacionamento.sescsp.org.br

Mais informações e a programação completa em sescsp.org.br/amoraocinema.