O cantor e compositor Vinicius Braz lança “Perto”, o primeiro single de seu projeto solo. A canção chega acompanhada de clipe no canal do YouTube do artista e está disponível em todas as plataformas digitais de música. A escolha de “Perto” como o primeiro single é simbólica. Integrante da banda Espinoza no Rio de Janeiro há anos, o cantor conta que a faixa representa um diário íntimo da depressão e, ao mesmo tempo, o ato de tomar coragem para seguir na carreira solo: “As coisas ficam muito mais pessoais quando se coloca o seu nome. Depois de muito tempo de experiência com bandas, decidi e consegui, enfim, tomar coragem para criar um projeto solo. Algo que tenho vontade faz muito tempo: ter autonomia no processo criativo”. Essa busca por independência surgiu também da necessidade de explorar batalhas internas como a depressão: “Quero despertar identificação e empatia, a despeito das miragens projetadas em redes sociais. Eu quero que quem escutar sinta que é perfeitamente normal passar por guerras interiores, se sentir frágil e imperfeito. Não vale a pena viver refém das idealizações que os outros criam sobre quem você é e como deveria agir. Parece óbvio e talvez seja mesmo, mas tem sido cada vez mais fácil perder a conexão com nosso interior e com o que realmente importa”, afirma o cantor.

“Perto” combina essa intensidade com elementos da música pop alternativa. Como produtor do single, Vinicius Braz quis transmitir esse contraste: “Eu quis trazer um tom melancólico guiado por bateria e sintetizadores, que dão um senso de urgência. Mas também coloquei elementos que remetem a esperança e alívio. Tem nos versos violão e baixos pulsantes acompanhados por rhodes, que têm um contraste com uma bateria mais swingada”. Além da ajuda de antigos colaboradores – incluindo Viviane Franco, parceira da banda Espinoza, nos teclados e synths –, o cantor se voltou às suas próprias referências musicais, como Damon Albarn, Radiohead, Cícero e Milton Nascimento: “Quero diluir peculiaridades em música pop, no sentido de música assobiável, de direta assimilação, straight to the heart. Mas pensando sempre para a frente, em trazer algo novo”, conta.
Criado em Bangu, zona oeste da capital fluminense, Vinicius Braz começou na música aos 14 anos. Segundo ele, o bairro está presente de diversas maneiras em sua obra, inclusive no futuro.
As fotos do projeto são de Eduardo Pratts. Já a direção do clipe fica por conta de Bruno Soares.
Site: www.viniciusbraz.com
Instagram: www.instagram.com/viniciusbrazmusica
YouTube: www.youtube.com/@viniciusbrazmusica
Tiktok: www.tiktok.com/@viniciusbrazmusica
FICHA TÉCNICA
Letra: Vinicius Braz
Produção musical: Vinicius Braz, Viviane Franco e Felipe Teixeira
Voz: Vinicius Braz
Coro: Felipe Teixeira e Viviane Franco
Guitarra: Felipe Teixeira
Violão: Vinicius Braz
Teclado: Viviane Franco
Synth: Viviane Franco
Baixo: Geremias Nunes
Bateria: Luís Felipe Salles Monteiro (LF Estúdio)
Mixagem: Gabriel B. Ferreira
Masterização: Gabriel B. Ferreira
Fotografia: Eduardo Pratts
Capa: Bruno Soares
Videoclipe: Bruno Soares