Alguns fazem isso pela fama. Mas em seu último e melhor álbum, o Toronto Tabla Ensemble faz tudo por amor.
For The Love Of Tabla, o oitavo e mais atraente álbum do coletivo indicado ao Juno lançamento em estúdio, é realmente um trabalho de amor – e um álbum que faz jus ao seu nome, colocando o North Indian Table exatamente onde pertence: Frente e centro.
“Normalmente, a tabla fica perdida ou enterrada sob todos os outros instrumentos de uma música” explica TTE’s Carismático Fundador e Diretor Artístico Ritesh Das. “Para este álbum eu mixei cada faixa para trazer a tabla para cima para que você possa ouvi-la com destaque em todos os outros sons. Explorando o tema do amor é um novo conceito para o TTE, por isso colaboramos com artistas convidados do Canadá e de todo o mundo para criar canções que incorporam o sentimento de amor e devoção. For The Love Of Tabla é sobre amor pelo instrumento, pela música, por outro ser humano, pela terra e pela natureza. Com isso álbum, esperamos espalhar um pouco de amor por toda parte.”
Como de costume, Das e TTE estão compartilhando o amor (e os holofotes) com um elenco de classe mundial de colaboradores, incluindo a deusa do rock canadense Bif Naked, o amigo de longa data Miamon Miller’s Fre Range Organic Ensemble, mestre de Taiko Kyoshi Nagata, baterista Dale Anne Brendon, flautist Alysha Addetia, violinista Raaginder Singh Momi, cantor Labonee Mohanta, sarod virtuoso Sougata Roy Chowdhury, o sitarista George Koller e mais – todos trabalhando e tocando remotamente por aío país e ao redor do mundo.
“Este é um dos álbuns mais únicos que produzi, durante este momento estranho no mundo”, Das admite. “Mas acho que os membros e os artistas aproveitaram a situação e transformaram em algo positivo”.
Ele tem esse direito. E em mais de uma maneira. Apesar da incerteza dos tempos e da desafios técnicos que eles apresentaram, For The Love Of Tabla oferece alguns dos Das e TTE’s trabalho mais forte: Às vezes brincalhão e alegre, às vezes profundo e rico, mas sempre criativamenteinspirado, nitidamente focado e perfeitamente executado com a paixão, brio e poder propulso que são a assinatura sonora do conjunto percussivo.
Para um excelente exemplo, não procure mais do que o espetacular Prayer For The Mother, um groove-rocker que balança a cabeça e gira os quadris com vocais assombrosos e hipnóticos de indianos O ícone canadense Bif Naked – junto com uma recitação vocal de cair o queixo e torcer a língua de Das.
“Por causa da minha história com o rock ‘n’ roll, sempre quis compor uma peça onde a tabla tocasse um papel principal”, diz Das, que anteriormente se juntou ao vocalista do Tea Party, Jeff Martin, para o DVD de 2007 Ao vivo no Teatro Enmore. “Oração pela Mãe tinha um forte senso de poder feminino e a tema de ‘mãe’ para mim. E quando Bif Naked veio com essas letras poderosas, eu queria adicionar Tambores Taiko, para adicionar aquele som profundo da terra. Foi quando meu amigo e colaborador de longa data por mais de 30 anos Kiyoshi Nagata entrou.”